Câmara estuda inclusão de autocarros a hidrogénio nos transportes urbanos

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, afirmou hoje, 09 de março, que o Município está a fazer o planeamento para, no futuro, incluir veículos a hidrogénio nos transportes urbanos do concelho. O autarca falava na sessão de abertura do encontro transfronteiriço sobre descarbonização, que está a decorrer no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude. “Estamos no caminho da eletrificação [nos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra] e queremos evoluir, no futuro, para outros combustíveis não fósseis, como o hidrogénio”, afirmou.
As declarações foram proferidas no discurso de abertura do encontro transfronteiriço sobre descarbonização, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, no âmbito da rede CENCYL, que junta cinco cidades da região Centro e três da região espanhola de Castela e Leão. José Manuel Silva destacou o trabalho que o executivo está a fazer “no caminho da descarbonização”, dando o exemplo do Metrobus. “Passaremos a ter uma rede de transportes completamente nova”, notou o autarca, realçando ainda a construção da futura estação central de Coimbra como elemento importante nessa redefinição da mobilidade na cidade.
O presidente da Câmara considerou, ainda, necessário “implementar medidas para reduzir a utilização do transporte individual”, como tornar algumas vias da cidade exclusivamente pedonais e “intensificar a luta contra o estacionamento abusivo e ilegal”. “A Polícia Municipal está a trabalhar de forma mais intensiva para induzir as pessoas a optar pelos transportes coletivos e modos de mobilidade suaves. Estamos a fazer esse caminho, consciente, assumido e responsável, e que irá contribuir para a descarbonização da nossa região”, considerou.
O autarca realçou, ainda, a importância da rede CENCYL, por congregar diferentes regiões e vontades e facilitar “candidaturas a financiamentos europeus, que, de outra forma, não seriam possíveis”. A rede é composta pelas cidades portuguesas de Almeida, Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda e Viseu e pelas cidades espanholas de Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid.
O encontro, integrado no Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) sobre a Transição Verde das Cidades e Territórios CENCYL, tem como objetivo analisar um conjunto de abordagens que possam ser adotadas pelas cidades e territórios para que, através dos serviços dos ecossistemas que integram ou envolvem o espaço urbano, possam ser atingidas e aceleradas as metas sustentáveis de descarbonização, e conta com várias intervenções.
Os ecossistemas naturais disponibilizam um leque muito alargado de serviços essenciais ao bem-estar das populações, à saúde humana e a muitas dinâmicas económicas adotadas pela sociedade. Nesse sentido, a manutenção de padrões elevados da qualidade dos ecossistemas naturais garante o continuado fornecimento de serviços e a sua resiliência perante cenários de ocorrência de acidentes naturais. Os ecossistemas constituem-se, assim, como repositório de soluções para os atuais desafios da sociedade, nomeadamente no que se refere à descarbonização da atividade humana e das cidades.
Fuente: coimbra.pt