Coimbra assume presidĂȘncia da Rede de Cidades CENCYL em 2026

Coimbra acolheu esta manhĂŁ, 12 de dezembro, na Casa da Escrita, o Conselho PlenĂĄrio da Rede de Cidades CENCYL e a reuniĂŁo do ComitĂ© de Acompanhamento do projeto ADAPT CLIMA CENCYL. O encontro reuniu representantes dos nove municĂ­pios que integram a rede transfronteiriça e marcou um momento relevante na cooperação ibĂ©rica: Coimbra irĂĄ assumir a presidĂȘncia da Rede em 2026.

red de ciudades cencyl

Presidente destaca papel das cidades na resposta às alteraçÔes climåticas

A presidente da CĂąmara Municipal de Coimbra, Ana Abrunhosa, encerrou os trabalhos, sublinhando a importĂąncia da cooperação territorial transfronteiriça num contexto em que os desafios globais decorrentes das alteraçÔes climĂĄticas, da perda de biodiversidade ou da depleção dos recursos, emergem como prioridades de intervenção da gestĂŁo dos nĂșcleos urbanos.

A autarca afirmou que as cidades “tĂȘm um papel determinante na inovação e na implementação de soluçÔes para mitigar e adaptar os territĂłrios Ă s mudanças climĂĄticas”, defendendo uma atuação conjunta e multilateral capaz de gerar impacto real.

MunicĂ­pios analisaram projetos em curso e novas candidaturas

Durante a reunião, os municípios de Coimbra, Aveiro, Figueira da Foz, Guarda, Viseu, Almeida, Salamanca, Valladolid e Ciudad Rodrigo avaliaram o ponto de situação do projeto ADAPT CLIMA CENCYL, financiado pelo programa Interreg e dedicado à adaptação climåtica e à transição verde.

Foi ainda analisada a candidatura a um novo projeto conjunto, ACLIMA URBAN CENCYL, que visa reforçar a atuação colaborativa das cidades na resposta às alteraçÔes climåticas em contexto urbano.

Rede CENCYL: cooperação ibérica estratégica

Criada em 2013, a Rede de Cidades CENCYL promove o desenvolvimento sustentåvel, a inovação, a valorização cultural e a cooperação institucional entre cidades da Região Centro e de Castela e Leão.

Ao longo da Ășltima dĂ©cada, tem beneficiado do apoio do Programa Interreg España–Portugal (POCTEP), implementando projetos estruturantes nas ĂĄreas da adaptação climĂĄtica, resiliĂȘncia urbana, economia, mobilidade e patrimĂłnio.

Com a presidĂȘncia da Rede de Cidades CENCYL, Coimbra reforça a sua posição enquanto cidade lĂ­der na cooperação ibĂ©rica e no desenvolvimento de polĂ­ticas pĂșblicas orientadas para a o ambiente, sustentabilidade e transição justa e equilibrada decorrentes das polĂ­ticas de ação climĂĄtica. Neste Ăąmbito, a Presidente da CĂąmara Municipal de Coimbra, convidou o MunicĂ­pio de Zamora a assumir a vice-presidĂȘncia durante o mandato que se inicia em janeiro de 2026.

Creditos fotogrĂĄficos: CĂąmara Municipal de Coimbra | JoĂŁo Paulo Silvano

Fuente: https://www.coimbra.pt/

Este sitio web utiliza cookies para mejorar su experiencia y analizar el trĂĄfico. Al continuar navegando, acepta su uso. Puede configurar o rechazar las cookies en cualquier momento.   
Privacidad